sexta-feira, 30 de abril de 2010

1º De Maio

O 1º de Maio de 1974 em Armação de Pêra




Armação de Pêra em Abril de 1974, era uma terra de brandos costumes, sem grandes fricções sociais ou políticas. Não havia operariado e as disparidades sociais eram abafadas na miséria, dos parcos rendimentos que os pescadores e os trabalhadores rurais auferiam. Quem conseguia estudar, aproveitavam a oportunidade para procurar novos rumos mais próximo dos centros de emprego ou estudo, normalmente iam para Lisboa ou margem sul. Muitos outros, procuraram melhores condições de vida na emigração, na maioria, saiam clandestinamente para a Europa. – França, Alemanha, Luxemburgo, Suiça – Outros, ainda, através de “cartas de chamada”, conseguiam chegar ao Canadá ou aos Estados Unidos.
O turismo ainda era uma indústria incipiente, havia o Hotel Garbe e algumas residenciais que criaram alguns empregos. A juventude, tinha a Guerra Colonial como destino certo, ou então fugiam à tropa, emigrando antecipadamente, ou até desertando.


O 25 de Abril de 1974, foi recebido com alegria, mas também com uma mistura de ansiedade e temor. Os noticiários eram permanentes, muitas vezes as notícias eram contraditórias, temia-se por um contra golpe, por confrontos entre militares ou até por ingerências externas.


Foi então no 1º de Maio, que sentindo que as conquistas das forças do MFA, (Movimento das Forças Armadas) estavam consolidadas, que o povo saiu à rua, em festa, manifestando a sua alegria! Os mais jovens porque o pesadelo da Guerra Colonial, terminara. Os mais adultos, e com alguma consciência política, porque as liberdades fundamentais: liberdade de expressão, liberdade de associação, liberdade de voto, que tanto ansiavam, Eram compromisso solene dos novos governantes.


Não tínhamos militares aqui, para as festas e manifestações de alegria, pela conquista da Liberdade. Fizemos cartazes e faixas, pintando à mão frases de agradecimento ao Movimento das Forças Armadas, dando vivas à Democracia, apelando à participação de todos na consolidação do novo regime. Arranjamos bandeiras nacionais! Gritamos em todas as ruas e em plenos pulmões, Vivas à Liberdade!

Não nos movia qualquer sentimento de revolta, nem de vingança ou ressabiamento. Era um sentimento misto de Alegria e Liberdade, por nos sentirmos enfim livres e iguais, podendo expressar sem temor os ideais que defendíamos.


Depois do desfile, a festa foi no largo da Fortaleza, ficou pejada de gente, fizemos discursos. Gritamos vivas à Revolução dos Cravos. Ficamos mais leves e adultos, com o sentimento do dever cumprido, de uma maior responsabilidade e sobretudo com a convicção de que a participação activa de todos os Armacenenses nos destinos da sua terra, estava conquistada, e que nunca mais abdicaríamos dessa conquista de Abril.


Viva o 1º de Maio! Vivam os Armacenenses!


Armação de Pêra, 30 de Abril de 2010


Luís Ricardo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Assembleia de Freguesia

Realiza-se hoje às 21.00 horas a Assembleia de freguesia, que terá lugar na sede do nosso Clube de Futebol.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Natureza Perto de Casa"

A Direcção da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense tem o prazer de o convidar a comparecer na inauguração da Exposição de Fotografia de Luís Gonçalves, intitulada a "Natureza Perto de Casa", que se realiza no dia 30 de Novembro, às 21 horas, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, em S. Bartolomeu de Messines.

Haverá também um momento musical.

A mostra estará exposta até ao dia 31 de Maio.

Para a Hélia

Hélia Maria Zeferino Estêvão, membro suplente da Assembleia Geral da nossa Associação, faleceu no dia 25 de Abril 2010, um vazio que será difícil colmatar, não só para nós como Associação, mas principalmente para a sua família, D. Maria do Rosário, sua mãe, como para Inês e o David seus filhos e Luís Miguel o seu irmão, para todos os nossos sentidos pêsames.

A Hélia foi uma Mulher com uma coragem e determinação incríveis, decidiu fazer parte desta nova equipa, só porque alguém lhe tinha dito que a “Associação já tinha terminado”. Quando lhe informamos da Assembleia e nova equipa, prontificou-se a ajudar-nos, pois como todos nós ela achava que Armação de Pêra necessitava de uma Associação.

Participou activamente na 1ª reunião de comerciantes e na 1ª festa de Natal da Associação.

Jamais a iremos esquecer. Ficarás para sempre no nosso coração.

O funeral realiza-se amanhã, 27 de Abril de 2010, pelas 16.00 em Armação de Pêra.

domingo, 25 de abril de 2010

Precisamos de um outro 25 de Abril pela justiça social" - Vasco Lourenço

O presidente da associação 25 de abril, Vasco Lourenço, defendeu no sábado, num jantar comemorativo da revolução, em Almada, que Portugal "precisa de um novo 25 de Abril pela justiça social".

O capitão de Abril afirmou que "é necessário que em Portugal se acabe com o esquema terrível de compadrio, com a impunidade perante situações de corrupção e com o mau funcionamento da Justiça".


"Chegou a altura de lançarmos um grito de revolta e de alerta. Não era um país com este contexto que queríamos quando fizemos o 25 de Abril", vincou em declarações à Lusa.

Para Vasco Lourenço, "comemorar a Revolução é invocar, acima de tudo, a grande esperança que os portugueses tiveram naquela altura por um país melhor, mais desenvolvido, mais igualitário, mais justo, mais livre, e reafirmar teimosamente a nossa vontade em lutar por esses ideais, por mais difícil que isso possa parecer".

O militar esclareceu, contudo, que não se refere a uma "rutura violenta", antes a um "apelo à pressão sobre os responsáveis políticos para que estas situações se alterem": "É necessário que os eleitos não se esqueçam dos eleitores", defendeu.


A luta, disse, tem que travar-se também nos programas curriculares da história que contamos às gerações que nasceram já depois da liberdade: "Estamos a contar mal a luta antifascista às gerações mais novas. É preciso continuar a lutar pelo esclarecimento, e para evitar o branqueamento do fascismo, para que a memória não se perca", afirmou.

In Diário de Noticias

terça-feira, 20 de abril de 2010

2ª Reunião de comerciantes, organizada pela Associação Amigos de Armação

No próximo dia 23 de Abril, pelas 21.00 horas, irá realizar-se na sede do Clube de Futebol “Os Armacenenses”, uma reunião aberta a todos os comerciantes interessados.
Em assembleia realizada a 13 de Novembro de 2009, acrescentou-se aos estatutos desta associação, no art. 2º, que estabelece os fins a que se propõe, o seguinte ponto: “Defesa dos interesses dos comerciantes”

Nesse âmbito e para que possamos com alguma coerência e acima de tudo ouvindo todos os que queiram fazer propostas ou lançar alguns desafio agendamos esta reunião.

A menos de um ano decorrido da última reunião, esta torna-se necessária pois existiu um aumento bastante considerável nos valores das taxas e licenças e ao aproximarmo-nos da época balnear ainda há dúvidas acerca da legislação das esplanadas.

Cumprimentos,
Amigos d’ Armação

sábado, 17 de abril de 2010

Páscoa Saudável - 3 de Abril 2010

Realizamos no passado dia 3 de Abril, uma espécie de peddypaper. O intuito era proporcionar aos jovens um convivio diferente através da realização de provas e jogos tradicionais.
Para nós ficaram as obras de arte realizadas e a satisfação de ouvir a seguinte frase:
"Foi a melhor tarde da minha vida" - Palavras para quê? - Fiquem com as imagens.