segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia do Pescador

Toda e qualquer iniciativa na nossa VILA é sempre de louvar, por isso participem visitando.
Exposição de fotografia e artesanato na Escola Básica do 2º e 3º ciclos, Dr. António Contreiras.


Para além desta actividade, colocamos uma noticía que saiu recentemente no CM.

Onze associações representativas das pequenas comunidades piscatórias algarvias estão envolvidas na criação de uma cooperativa de pesca regional. O objectivo é arranjar meios que garantam o escoamento do pescado a preços mais compensadores.



"Se tudo correr bem, a cooperativa entrará em funcionamento no próximo ano", afirma João Lopes, presidente da Federação das Associações de Pesca do Sul, adiantando que as referidas associações abrangem núcleos piscatórios de todo o Algarve, desde a Arrifana (Aljezur) a Montegordo (Vila Real de Santo António), e representam "700 a 800 pescadores".

Este responsável diz que há muitos anos que os homens do mar "se sentem lesados pela falta de preço justo do pescado, vendido a cêntimos nas lotas e que, quando chega aos consumidores, já custa euros".

Uma opinião partilhada por Leonardo Diogo, da Associação de Armadores e Pescadores do Concelho de Tavira (uma das que fará parte da cooperativa). E exemplifica: "Coloquei pescada a 50 cêntimos o quilo e verifiquei depois que estava à venda a 6 euros".


João Lopes refere que, apesar de a cooperativa estar em processo de formação, "já houve contactos de grandes superfícies comerciais, que estão interessadas na produção de peixe". Este dirigente explica que existe a intenção de parte do pescado continuar a ser "vendida em lota, mas a concorrência será boa".

In correio da manhã. Por: José Carlos Eusébio

Cabe aos pescadores lutarem pelos seus direitos.

sábado, 15 de maio de 2010

Iniciativas diferentes

Esta iniciativa privada, desta recém criada cresce em Alcantarilha, permite que as crianças entre os 3 meses e os 5 anos, tenham uma tarde diferente. Parabéns pela iniciativa.

terça-feira, 11 de maio de 2010

SILVES: Ano 2020 - Por Paulo Silva



Deram-me a tarefa de imaginar como seria a edição do Terra Ruiva de Abril de 2020, altura em que o jornal comemorará 20 anos. Tarefa árdua, sem dúvida. Tinha duas hipóteses, imaginava aquilo que eu gostaria que fosse o jornal e o concelho, ou imaginava, através das notícias do jornal, aquilo que abominaria que fosse o concelho. Escolhi a última porque me pareceu mais divertida e polémica.



20 de Abril de 2020, sai para a rua a Edição comemorativa dos 20 anos do Terra Ruiva. Uma edição especial que conta com a colaboração de todos os que, desde o dia 1, passaram pelas páginas da publicação. Na primeira página saltam à vista as "gordas": MINISTRA INAUGURA TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO. Ficamos a saber que, a então, Ministra da Cultura Dra Isabel Soares, acabadinha de chegar ao Governo do Primeiro-ministro Mendes Bota, insistiu em que o seu primeiro acto fosse a inauguração do principal Teatro do concelho que a consagrou na área da cultura e até lhe valeu o epíteto de "Nossa Senhora dos Museus". O acto decorreu no dia 1 de Abril de 2020 e juntou a "nata" da sociedade silvense em traje de gala, numa original cerimónia que contou com a presença do centenário Maestro António Victorino D'Almeida. Os discursos inflamados da Ministra e do Presidente da Câmara, Dr. José Pedro Soares, levaram a assistência ao rubro. A presença da Ministra no Concelho foi ainda aproveitada para lançar a primeira pedra do "Museu da Ceroula", no Pico Alto, freguesia de São Bartolomeu de Messines.
Outra "manchete" chamava a atenção para o estado das estradas na vila de Algoz: "TRÂNSITO INTERDITO A LIGEIROS NO ALGOZ", a medida foi decretada pelo Presidente da Câmara na sequência do desaparecimento de um automóvel ligeiro à entrada da vila. As autoridades supõem que terá sido "engolido" por uma das inúmeras crateras das estradas daquela freguesia e para evitar novos acontecimentos apenas veículos pesados ou com características de todo-o-terreno estão autorizados a circular no interior da vila. A propósito o Presidente da Câmara terá dito: "temos que aproveitar as características únicas da moderna vila de Algoz. Posso adiantar que, em conjunto com a Associação Extremosul, estamos a preparar o primeiro Rallye TT Urbano do país. Em breve o Algoz será uma verdadeira Meca do todo-o-terreno mundial."
Mais à direita uma fotografia do Penedo Grande envolto em nuvens negras titulava: "CENTRAL DE TRATAMENTO E ARMAZENAMENTO DE RESIDUOS NUCLEARES DE MESSINES TEVE MAIS UMA FUGA". O texto no interior dava-nos conta de como uma simples Estação de Compostagem se transformou num pesadelo radioactivo realçando que o Alvará concedido à empresa exploradora era demasiado generalista e permitiu que se chegasse a este ponto.
Referência também para Armação de Pêra: "APOIO AO APOIO DE PRAIA GERA CONTROVÉRSIA". De acordo com a notícia um grupo de armacenenses está indignado com a construção de um Apoio ao já existente Apoio de Praia, que visa permitir o acesso dos proprietários de iates ao restaurante que funciona no espaço. O referido Apoio ao Apoio foi viabilizado em Reunião de Câmara pelos 2 partidos com maiores responsabilidades e é agora causa de mau estar político no seio de cada partido. Em marcha está já uma petição online e uma providência cautelar para parar a obra.
A primeira página fecha com a notícia no canto superior direito sobre Tunes e São Marcos da Serra: "TRIBUNAL DE CONTAS DÁ LUZ VERDE À VENDA DE FREGUESIAS". A proposta da Câmara de Silves, apesar de audaz, foi viabilizada como se esperava. O facto de o Tribunal de Contas ter validado a venda, pelo Estado Português a mando de Passos Coelho, da Ilha da Madeira a Cuba foi o argumento invocado pelo município para que fosse igualmente autorizada a venda da Freguesia de São Marcos da Serra ao Município de Odemira e a venda de Tunes ao Município de Albufeira. De acordo com fonte próxima da câmara "a venda das duas freguesias assegura o pagamento dos salários aos 10.000 funcionários da autarquia silvense até final do ano. Para 2021 pondera-se um leilão de Armação de Pêra entre as Câmaras de Albufeira e Lagoa, num negócio que pode garantir ordenados por mais 2 anos."
Já no interior podemos deliciar-nos com um excelente Editorial de Paula Bravo que aborda os 20 anos de trabalho à frente do Terra Ruiva de uma forma original: "este jornal é como um filho. Passados 20 anos ainda me custa um dinheirão e não há maneira de conseguir arranjar uma nora que o sustente." O editorial toca ainda no panorama político da época, com a recente nomeação do ex-Primeiro-Ministro Passos Coelho para secretário-geral da ONU e a sua substituição no cargo de chefe do governo por Mendes Bota, numa manobra que conduziu o Algarve aos píncaros do poder debaixo do olhar atento do também algarvio Cavaco Silva, acabadinho de destronar Manuel Alegre no lugar de Presidente da República.
Nas notícias rápidas alguns títulos e breves desenvolvimentos: FEIRA DO FOLAR DE SÃO MARCOS DA SERRA PASSA A REALIZAR-SE NA FÁBRICA DO INGLÊS, onde ficamos a saber que por razões de higiene, segurança e logística (sempre fica mais perto da Makro) o certame vai passar a realizar-se naquele espaço privado que a Câmara arrendará para o efeito. CARNEIRO JACINTO ANUNCIA CANDIDATURA SEMI-INDEPENDENTE À CÂMARA, a 2 anos das eleições o jornalista enviou uma nota à imprensa, desde Washington, onde confessa que esta foi a única decisão possível para colocar um ponto final em 11 anos de insónias e pesadelos. Para já conta com o apoio da Columbófila Silvense e Associação de Ex-Combatentes. PS SILVES: DERROCADA DA SEDE DEIXA SOCIALISTAS EM ESTADO DE CHOQUE, o candidato do PS aos últimos dois actos eleitorais diz que: "só de pensar que estão debaixo dos escombros as fotos emolduradas de líderes como Mário Soares, António Guterres, José Sócrates ou Lisete Romão fico consternado." Fernando Serpa acrescenta ainda que "nada fazia prever que a sede de uma concelhia tão sólida e bem dirigida pudesse ruir desta forma, com uma simples tromba-d'água."
Nas opiniões políticas destaque para o texto de Francisco Martins, que aborda o endividamento da autarquia silvense à luz da física, concluindo que a probabilidade do descontrolo orçamental de Silves gerar um Buraco Negro capaz de engolir o Universo estão a assustar a comunidade científica internacional. Diz o nosso ilustre conterrâneo "que pela primeira vez o buraco orçamental de Silves foi avistado da Lua, por astronautas da República Popular da China, a olho nu." Já Paulo Silva, no seu estilo sempre atabalhoado, aborda o mesmo assunto que o traumatizou e que tem trazido às páginas do jornal desde 2011. Já há quem diga que o homem está louco. Eis um excerto do seu texto: "a manobra política que em 2011 colocou o actual presidente da Câmara nas funções foi o maior escândalo de que há memória em democracia. A retirada estratégica da actual Ministra Isabel Soares e a sua substituição pelo herdeiro, com a Feira Medieval como palco e a encenação de uma sucessão monárquica como pano de fundo, foram o golpe do século."
Nas crónicas temos António Guerreiro com um texto sobre a adaga que trouxe da sua última visita a Marraquexe. Pode ler-se a determinada altura: "já me espetaram nas costas adagas muito maiores mas nem por isso me tombaram." Aurélio Nuno Cabrita conduz-nos mais uma vez através da história e recorda-nos como era a vida na vila de Messines no início do século: "o Penedo Grande quase não tinha casas, existiam ainda alguns espaços comerciais abertos e podiam ver-se nas ruas jovens de 20 a 30 anos. Em certos dias era possível avistar até algumas crianças a brincar nas ruas." Gabriela Rocha Martins leva-nos numa curiosa incursão sobre poesia e cultura: "do céu ocre caiam pungentes picaretas que .impiedosamente lascavam as cabeças dos que às portas do museu recusavam entrar .o tempo vingava.se do homem .o tempo renunciava à agnosia dos pedantes"
Finalmente o desporto. DÉRBIES DO CONCELHO JOGAM-SE NA FÁBRICA DO INGLÊS, por deliberação camarária todos os jogos que envolvam UD Messinenes, Silves FC, o Serrano FC e o CF Os Armacenenses serão realizados em campo neutro para evitar que os adeptos se envolvam em verborreia.  A Fábrica do Inglês será por isso arrendada para o efeito. A Associação de Futebol do Algarve já veio dizer que não colocará obstáculos mesmo que a falta de condições do espaço obriguem à substituição dos relvados sintéticos por uma novíssima Playstation 4.

Para finalizar, e saindo do campo da imaginação, não posso deixar de assinalar esta data endereçando os parabéns à Directora Paula Bravo e a todos os que mensalmente contribuem, ou contribuíram, para que o Jornal Terra Ruiva tenha atingido uma década ao serviço deste concelho. É para mim um orgulho continuar a merecer a honra de poder participar neste projecto ao lado de tão fantásticas pessoas. Obrigado também a todos os leitores e às dezenas de pessoas que me incentivam, me apoiam e me criticam positivamente a propósito dos meus textos.



In: Terra Ruiva - Abril de 2010

Ver artigo...

domingo, 9 de maio de 2010

Agarve está de parabéns!


A festa da subida de mais um cube algarvio, será hoje cerca das 2 da manhã, em frente à Câmara Municipal de Portimão.

Os nossos parabéns ao Portimonense, deixamos aqui um video da festa e do golo, que colocou o Portimonense na 1ª liga.
 
 
 
Os nossos parabéns também ao Messinense que se sagrou hoje Campeão da 1ª Divisão distrital.
 
 

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Assembleia Municipal

No passado dia 30 de Abril de 2010, realizou-se a Assembleia Municipal de Silves. Tendo sido colocadas as mesmas questões que já tinham sido abordadas no post anterior. As respostas seriam dadas agora pelo órgão máximo do nosso concelho!

Quanto aos estacionamentos, a Sra. Presidente argumentou questões logísticas para o seu término e que está tudo em andamento, em conjunto com a ARH, de modo a resolver com a maior brevidade possível.

No que diz respeito às esplanadas, o que está no Plano Pormenor de Armação de Pêra é meramente indicativo(?).

Tomou então a palavra o Prof. Rogério Pinto, Vice-presidente da Câmara Municipal de Silves, argumentando que os comerciantes, isto por conhecimento pessoal, tinham tido até um aumento das suas receitas no ano passado, fruto da obra da Avenida…

Está tudo bem então…

Assembleia de Freguesia

No passado dia 29 de Abril 2010, realizou-se a Assembleia de freguesia, no período “antes da ordem do dia”, tomou a palavra o Luís Ricardo, aproveitando o facto de ter estado presente na reunião de comerciantes, questionou acerca do assunto das esplanadas, que tanto tem vindo a preocupar os comerciantes, tanto o aumento de cerca de 35% efectuado este ano.

Assim como a desorganização e a falta de legislação perceptível e que satisfaça também os comerciantes locais. Acerca dos estacionamentos, que apesar de estarem previstos no POCC, não estão ainda sequer começados. Teceu também algumas considerações acerca da cobrança dos mesmos, que apesar de ser uma contrapartida para o nosso clube este espaço deveria ser livre à semelhança do que se passa a poente, que no local onde está previsto o estacionamento, os carros ainda que de forma anárquica estacionam livremente.

Tomou a palavra o Ricardo Pinto que explicou pormenorizadamente os incentivos que o clube tem através do PAMAD, a que o clube se propõe destacando a inteligência com que os dirigentes têm gerido o nosso clube e que o estacionamento é uma mais-valia e uma fonte de receita necessária para as contas do mesmo.

O Sr. Fernando Santiago, argumentou que face ao problema das esplanadas, a Sra. Presidente da Câmara estará em Armação de Pêra no próximo dia 4 de Maio de 2010, a partir das 15.00, na Junta de Freguesia, para receber todo e qualquer Munícipe que queira colocar as suas questões e que as esplanadas e sua legislação eram da competência da Câmara Municipal.

Quanto à ordem do dia que seria a apresentação das contas do ano de 2009, as mesmas não puderam ser apresentadas, pois devido a um problema informático, a funcionária que estava a lançar as contas, não conseguiu terminar! (As contas do ano 2009?)

Depois de mais uma explicação pormenorizada, acerca do problema informático, passou-se então à audiência ao público.

Na qual um dos membros do PS, foi impedido de sair da mesa para colocar uma questão, pois o Presidente da mesa interpreta que um membro da Assembleia está num nível superior, deixando por isso de ter direitos de cidadão!

Sr. António Romão, questionou o executivo acerca do nome da sua Rua, pois recebeu uma carta de resposta da Câmara a informar que todas as Ruas de Armação de Pêra já têm nome, no entanto desde Setembro que anda a questionar sobre o nome da sua Rua e até agora não teve qualquer resposta.

De seguida tomou a palavra Sónia Oliveira, que apresentou à Assembleia um projecto que já deu entrada na CMS de um parque infantil que pretende oferecer à Junta de Freguesia ao qual ainda não tem resposta concreta. Mais referiu tendo em conta o discurso do Sr. Ricardo Pinto, que lhe parecia bem as pessoas defenderem as instituições que pertencem, no entanto, não podem os membros esquecer que estão aqui na Junta de Freguesia, para defender os interesses da mesma e não como membros desta ou daquela instituição.

Não devem então misturar os organismos a que pertencem, pois esta Junta de freguesia com os meios que tem a seu dispor e na localização geográfica que se encontra, deveria ter muito mais, para isso teria que rentabilizar para seu próprio proveito esses mesmos recursos. É para todos muito bom que o nosso clube tenha uma sala, mas seria muito melhor que a Junta também pudesse já ter um espaço de reuniões, uma carrinha de transporte, etc.
Assim vai Armação de Pêra.

domingo, 2 de maio de 2010

Benfiquismo!


Para além da já habitual, bandeira no centro da Vila.
Armação de Pêra aderiu também à reserva da rotunda, esperemos que não se festeje antes da hora e que ganhe o melhor.



O poste!


Nesta rua cujo o nome ao que parece já foi dado, mas que permanece em segredo!
A pergunta fica no ar:
É o poste que segura o prédio ou é o prédio que segura o poste?