quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval Trapalhão - breves apontamentos!

No carnaval de 2001 o pessoal de Alcantarilha veio de novo, como já era hábito em anos anteriores, desfilar em Armação de Pêra. A brincar, a brincar, ficou combinado entre alguns amigos de Armação que no ano a seguir iríamos também desfilar com eles e assim aconteceu. Em 2002 lá fomos nós, para Alcantarilha. Todos juntos, desfilamos nesta vila e depois seguimos para Pêra e a seguir Armação. O objectivo principal era divertirmo-nos e levar as crianças e quem mais quisesse juntar-se a nós e ao pessoal de Alcantarilha, tentando dinamizar um pouco as vilas. 


No ano a seguir já contamos com mais voluntários. Nesse ano solicitamos alguns materiais às entidades e a partir daí sempre foi assim (os materiais eram sempre solicitados em Janeiro ou Fevereiro, sempre em cima do tempo, assim como toda a preparação do desfile). Em 2002 já não foi possível ir a Alcantarilha e Pêra, (por motivos de segurança e devido ao transito nas estradas) porque tínhamos mais carros e atrelados, mas a malta de Alcantarilha continuou sempre a vir para cá.



A “organização” do carnaval foi sempre mudando de nomes, até chegamos a usar o nome da LAPA, cuja mesma tínhamos intenção de continuar, mas foi-nos aconselhado criar uma Associação nova.... 

Quando se formou a Associação Amigos de Armação, onde alguns dos membros pertenciam também á organização do Carnaval Trapalhão, por motivos técnicos e financeiros decidiu-se integrar o carnaval nas actividades da mesma, no entanto todos sabemos que o Carnaval Trapalhão é do povo de Armação e continuará a sê-lo, sem eles não teria sucesso algum!



O plano de actividades do ano 2010, foi entregue na CMS e até hoje nunca recebemos resposta da CMS sobre esse mesmo plano. 

Mediante as poucas condições que tínhamos e temos, fomos desenvolvendo as actividades possíveis de fazer, sem o apoio das entidades, a CMS apenas “apoiou” os carnavais, com as habituais tábuas, pregos, fitas, balões e papelinhos... coisa pouca digamos, pois mesmo sendo trapalhão, há gastos que têm de ser tomados em conta, para melhorar as condições e adquirir materiais, pagar musicos, etc.




Para além dos materiais habitualmente requisitados pelos anteriores Carnavais, no ano passado pedimos que nos dessem algum valor monetário, conforme já referimos, não recebemos qualquer resposta. Foi assim durante aproximadamente 2 anos, em que pedíamos esclarecimentos e levantamos questões pertinentes acerca da nossa Vila, no entanto saiamos sempre de cabeça vazia e com a sensação de que não estavam minimamente interessados...

Este ano a Associação não enviou plano de actividades para a CMS, nem para a Junta de Freguesia. Decidimos abrandar um pouco, porque foram muitas as actividades que desenvolvemos. 

Em virtude de não termos tido qualquer resposta dos diversos ofícios e contatos realizados, resolvemos não requisitar qualquer ajuda ao nosso Município, tal não é obrigatório, uma vez que estamos em crise, resolvemos ficar entregues a nós próprios, como sempre estivemos.

Para além de que a atividade do Carnaval seria posta como uma atividade pontual, sendo que poderíamos sempre requisitar esse apoio.

No entanto, um dos membros da Associação reuniu-se com o Presidente da Junta, pedindo  o espaço (armazém) para a construção dos carros, a resposta foi pronta: NÃO HÁ DINHEIRO!
Sugerindo inclusive, que se colocasse uma tenda no pátio da escola primária, pois a junta não tinha 1 000,00 € para alugar o espaço para a construção dos carros.






A nossa resposta foi pronta: Na escola primária, pondo em causa a segurança das nossas crianças: NÃO!!!

Foi por este motivo, que as cartas pedindo os materiais não foi enviada, pela Associação, deixando claro que participaríamos, mas não iríamos dar o nome, como organização, de um evento, cuja toda a elaboração dos carros seria feita num espaço não apropriado.Também foi referido na reunião, que o Casino é um espaço essencial para este tipo de atividade, no entanto está ao abandono e a degradar-se de dia para dia.




Quem faz trabalho voluntário sem interesses pessoais nunca ficará espera de agradecimentos e o Carnaval nunca foi do pessoal da organização. Todos os que desfilam neste carnaval trapalhão é que dão vida ao mesmo, sem eles, crianças, jovens, adultos e idosos, nunca teria existido este carnaval. 

É por isso que ele é trapalhão, poderemos ser pobres, mas não queremos ser miseráveis, daí achamos e sentimos que fomos muito pouco apoiados por parte das nossas entidades...

O carnaval trapalhão é de todos e para todos e jamais irá acabar, poderemos não ter tantos carros, mas iremos conseguir que o povo se una e encha as ruas de Armação com cor, alegria e divertimento!!!!







Com ou sem trator, com mais ou menos carripanas a caravana vai sair e a prova está aqui:


http://www.facebook.com/event.php?eid=101130163302464




2 comentários:

Anónimo disse...

Não é bem assim que o carnaval começou em Armaçao de Pera e Alcantarilha.
Quem começou o carnaval foi as pessoas de Pera em 2000, a malta ía pelas ruas de Pera e depois ìa a Alcantarilha ao Lar da Santa Casa, no ano a seguir uns amigos de Alcantarilha quiseram se juntar a Pera e levaram 1 carro tambem e decidimos ir a Armaçao dar uma volta, no ano a seguir continuamos e ao fim de 3 anos disistimos por falta de verbas. Armaçao entao continuou, a verdade é esta. Tudo de bom para voces, mas sem verbas...acontece o mesmo que nós. Boa sorte para o ano.

Anónimo disse...

Obrigado :)