segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

VAMOS ALFABETIZAR ADULTOS

Um em cada cinco adultos no mundo é analfabeto, 74 milhões de adultos no planeta, ainda não foram alfabetizados. Portugal incorpora esta monstruosa lista de incredulidade. Por isso, vamos dar o nosso contributo para que sejamos um pouco do “grão” que aos poucos alimenta a realidade que é sentir o que cada um de nós representa na ajuda para diminuir este mal que acomete o mundo.


ALFABETIZAR


QUE SIGNIFICA?


PORQUE ALFABETIZAR ADULTOS?

Alfabetizar consiste em ensinar o alfabeto e a utilizá-lo como um código que permite comunicar. É um processo através do qual cada pessoa usará as letras para formar palavras, que agrupadas darão origem a frases, permitindo-se dessa forma aprender a comunicar por escrito ou oralmente, na linguagem em aprendizagem. Em linguagem corrente, alfabetizar é não só ensinar a escrever e ler, mas a ir muito mais além.

Ninguém gosta de ser analfabeto, porque isso é estar no estado mais primitivo da existência do ser humano. Poderá cada pessoa viver experiências sem limite, fazer aprendizagens numerosas, mas serão sempre limitadas pela existência da ”venda” colocada no passo maior para o conhecimento e para a liberdade, e que é nem mais nem menos que o saber voar através da leitura e da escrita. Por vezes o voar pode ser curto, mas ainda assim, será sempre melhor do que sentir que se tem asas e não se sabe levantá-las para saltitar de ramo em ramo.

Na perspectiva de ajudar a voar um pouco, a Associação irá durante quatro meses, duas vezes por semana, em data (Fevereiro), local e horário próprio, disponibilizar ajuda com professora licenciada, para alfabetizar um grupo máximo de 20 adultos nascidos em Portugal, vivendo em Armação de Pêra (que não saibam ler e escrever) e que queiram mesmo aprender a ler e escrever palavras e frases básicas, e ir um pouco mais além para se sentirem mais completos como seres humanos na sua vida pessoal e social.

Brevemente seguirá informação detalhada sobre a data (dias), local, horário, e como e onde se inscrever para aceder à nossa ajuda.



2 comentários:

CC disse...

Boa tarde, Amigos de Armação.

Sou Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento no Centro Novas Oportunidades de Silves e tenho muito interesse em obter mais informações sobre a vossa acção de Alfabetização, pois tenho alguns adultos, em seguimento, interessados.
Será possível fazer-vos chegar algumas inscrições? Existe algum contacto telefónico e um responsável com quem possa articular?
Obrigado.

Anónimo disse...

Hi people

This forum rocks. Nice to be here.

So long