segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia do Pescador

Toda e qualquer iniciativa na nossa VILA é sempre de louvar, por isso participem visitando.
Exposição de fotografia e artesanato na Escola Básica do 2º e 3º ciclos, Dr. António Contreiras.


Para além desta actividade, colocamos uma noticía que saiu recentemente no CM.

Onze associações representativas das pequenas comunidades piscatórias algarvias estão envolvidas na criação de uma cooperativa de pesca regional. O objectivo é arranjar meios que garantam o escoamento do pescado a preços mais compensadores.



"Se tudo correr bem, a cooperativa entrará em funcionamento no próximo ano", afirma João Lopes, presidente da Federação das Associações de Pesca do Sul, adiantando que as referidas associações abrangem núcleos piscatórios de todo o Algarve, desde a Arrifana (Aljezur) a Montegordo (Vila Real de Santo António), e representam "700 a 800 pescadores".

Este responsável diz que há muitos anos que os homens do mar "se sentem lesados pela falta de preço justo do pescado, vendido a cêntimos nas lotas e que, quando chega aos consumidores, já custa euros".

Uma opinião partilhada por Leonardo Diogo, da Associação de Armadores e Pescadores do Concelho de Tavira (uma das que fará parte da cooperativa). E exemplifica: "Coloquei pescada a 50 cêntimos o quilo e verifiquei depois que estava à venda a 6 euros".


João Lopes refere que, apesar de a cooperativa estar em processo de formação, "já houve contactos de grandes superfícies comerciais, que estão interessadas na produção de peixe". Este dirigente explica que existe a intenção de parte do pescado continuar a ser "vendida em lota, mas a concorrência será boa".

In correio da manhã. Por: José Carlos Eusébio

Cabe aos pescadores lutarem pelos seus direitos.

4 comentários:

Anónimo disse...

O amigo Geninho fica sempre bem nas fotos :)

Anónimo disse...

A palhota nesta perspectiva não "agride" tanto a fortaleza do que a actual barraca, dizem que foi por causa deste edificio histórico que teve de se deslocar para outro lado...faltou foi a recuperação da fortaleza e as barracas dos pescadores também estão a precisar de arranjos...

Anónimo disse...

Pois... se eles dessem manutenção... não ficava aquele bandalho

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e