sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dinamizar o comércio local


Devido à minha actividade profissional, desloco-me algumas vezes à cidade de Santiago do Cacém, ao passar na Rua do comércio, consigo perceber que é Natal.
Há muita luz, presépios montados no centro da cidade, mas acima de tudo  senti que era Natal.
Fui então ver as lojas e suas decorações.


 Numa pequena loja vi um artigo que me agradou e o adquiri, o meu espanto foi quando a Sra. me pede o meu nome e contacto telefónico, para as rifas de Natal!


Pensei: Que iniciativa tão simpática!


E a humilde Senhora respondeu:
- É uma iniciativa da nossa Câmara e das diversas freguesias, veja o cartaz que está na porta e boa sorte.
- Muito obrigado pela sua visita.

Haviam na realidade por toda a cidade e provávelmente pelas restantes freguesias, cartazes como este para promover o evento.


Navegando pelo blog Cidadania, reparei num recado anónimo, que normalmente divulga através deste espaço as acções Camarárias e como já é hábito a 8ª edição das montras de Natal do nosso concelho já teve o seu inicio, no entanto, em nada se assemelha a esta.


É uma ideia diferente e que poderá ser avaliada para melhorar a já existente.



Link para a noticia: Câmara de Santiago


A iniciativa tem como objectivo principal motivar, dinamizar e valorizar a actividade do comércio local, promovendo e reforçando a sua visibilidade junto dos consumidores. Em 2008, o concurso teve como complemento um Sorteio de Natal direccionado para os consumidores que realizam as suas compras no comércio local participante e a distinção da melhor árvore de Natal dos espaços comerciais. Para 2009 a aposta mantém-se e no período entre 1 e 31 de Dezembro estarão a decorrer três acções em simultâneo:

 - Montras de Natal 2009;

- Melhor árvore de Natal 2009;

- Sorteio de Natal 2009.

 Para a edição de 2009 do concurso "Montras de Natal 2009" encontram-se inscritas 265 empresas, com actividade comercial nas diferentes tipologias de negócio.

  Os estabelecimentos estão instalados nas localidades de Santiago do Cacém, Vila Nova de Santo André, Ermidas Sado, Alvalade e Cercal do Alentejo.



Como podem ver pela notícia, alteraram o programa relativamente ao ano anterior, para o melhorar e incentivar a população a passear pela cidade e freguesias.

É uma ideia simples, mas que pode dar uma outra dinâmica à iniciativa já criada pelo nosso Município.



Um Bom Natal para todos,


Sónia Oliveira

Sem comentários: